Colheu-me, por motivos laborais, o fim de semana perto de Lisboa. A trabalhar, claro. Cheguei ontem à noite de volta assim que hoje dedico-me a pôr um pouco de ordem nas minhas cousas. Leio a correspondência e acho uma nota muito grata, do professor Fernando, durante vários anos mais do que um grande estímulo em matéria do Mabinogi: envia-me ânimos e douta orientação sobre a cartografia para Mendes Pinto.

Distraio-me um pouco nas redes sociais, ouço ladrar o Rifante e vou brincar com ele. Levamos desde a semana passada sem ver-nos. Chego eu e começa a correr e correr, a fume de caroço, dando voltas na eira para volver ao meu lado. Acaricio-o, ergue-se e volve correr. Assim até que cansa ou lhe pareceu abundo, enquanto eu sigo comodamente no mesmo sítio. Rifante busca finalmente a sombra de uma laranjeira, eu sento num esqueiro assoalhado e debato-me entre começar a lhe dar jeito ao lote de cousas que tenho por fazer ou colher folgos por um dia, assim, no meio da semana.

Boto toda a tarde com Gerardo, confortavelmente, na cafetaria do Paço da Cultura em Carvalho, a revisar o meu CV para lhe mandar a uma empresa que conhece e da que me dá muito boas referências. Concluído o anterior, mais um CV enviado na procura de um novo trabalho.

Atendido o mais urgente, devagar e sem pressa, decido que finalmente amanhã igual descanso, boto o dia sem fazer mais nada. Com tudo o labor que tenho, algum do que muito gosto! Com a sensação de não ter tempo abundo para fazer tudo o que quero, o que tenho por acabar, por continuar, por começar mesmo. Ainda assim, deixar ir o tempo.

Sim, ter o valor de perder um dia, tão precioso, tão necessário.

Amanhã, 22 de março, folgo.

A tal hora, de passo que escrevo, escuto música: Depressa a vida passa

2 pensamentos sobre “Um dia de folga

Podes enviar um comentário

