É festa na minha paróquia!

Ontem foi víspera, gostei muito da actuação de Pili Pampin à noite. Já a vira há muitos anos pois vinhera duma vez às festas das Milagrosa do derradeiro sábado de agosto.

Desfrutei de uma actuação na que quando menos o 50% das peças eram para bailar ao solto (ainda que se possa bailar agarrado, mas são principalmente baile tradicional) e que se bote toda a actuação a bailar todas as peças eu parece-me que ainda nunca tal vira, quitado de actuações de baile tradicionais por bailadores ensaiados.

Gostei também de escutar a poesia de Curros e Castelao, versões de Dulce Pontes e Pucho Boedo que também actuara neste mesmo campo da festa, ainda eu não nacera. E logo, do que mais, de tantas peças que são arranjos da música mais tradicional e popular. Houve também tempo para outros estilos, alguma peça de música americana, por exemplo rancheras das que eu tanto gosto! E que tanto ditam com as muinheiras, as várias que tão bem cantou Pili.

Sou muito devoto e seguidor da música e gosto muito de ir às romerias e aos bailes da volta da misa e para mim, do que vi ultimamente, no que diz ao cantar ao modo moderno, com deixe americano, como Pili Pampin não há.

Velacô uma peça tradicional cantada por Pili Pampin. Gosto muito destas peças da nossa lírica tradicional nas que se põe o comportamento de certos animais de par do das pessoas. Ainda que não seja assim no que diz aos homens, naturalmente 😉 , a imagem é certamente apropriada no que diz ao choutar de póla em póla dos melros. Ainda que eu vejo-os mais nas silveiras e nas hortas do que nos salgueiros, que parece-me frequentam mais os carriços e peizoques.

E não será ademais a melra choca a que vai saltando que parece que baila ? Ai não! A melra choca conhece-se por como canta, não por como voa, por isso de que ta choca e em vez de choutar ta bem agochadinha no ninho 🙂

Os homens fam como os melros
Vão de salgueiro em salgueiro
Pica aqui pica acolá
O homem não tem remédio.

2 pensamentos sobre “Festa no lugar

Podes enviar um comentário

